terça-feira, 8 de março de 2011

Jesus e as mulheres de seu tempo.

Hoje que é comemorado o dia internacional da mulher, quero postar aqui a relação que Jesus tinha com as mulheres de seu tempo, independente de sua crença, caso queira aprofundar se mais e entender melhor as histórias, tenha uma bíblia a mão para consulta. O primeiro fato a ser destacado aqui é a o tratamento que as mulheres recebiam na época de Jesus. Para os judeus, as mulheres eram um objeto, assim como uma casa, um carro ou qualquer outro bem que um homem poderia possuir,a mulher não poderia desligar se de um casamento, por nenhum motivo, ao contrário do homem, que poderia se desfazer do casamento assim que quisesse.

Uma mulher casada, na época, não podia se relacionar com outros homens de nenhuma maneira, nem que fosse para um simples "Oi", até no ponto de vista espiritual a mulher estava em uma posição bem inferior a do homem, ela tinha um lugar separado no templo para adoração, e até comia separadamente. As mulheres geralmente ficavam trancadas em casa, com grades, e raramente saiam na rua. Todos os tipos de condenação, principalmente o apedrejamento (comum entre os judeus) eram imputáveis às mulheres.

Por essa simples introdução dada, foi possível perceber o quão inferiores as mulheres eram na cultura judaica, Jesus ofereceu um tratamento igual a todos, fez milagres em frente à mulheres, as aceitou como suas discípulas, e o que é mais intrigante, elas estavam com ele quando ele padecia, enquanto seus discípulos o abandonaram, o negaram e o traíram. Jesus nasceu de uma virgem, Deus a honrou como mãe humana de sua personificação aqui na terra.

Certa vez, Jesus foi convidado à um jantar pelos fariseus, ao saber que Jesus estava na casa do fariseu, uma "pecadora", foi até lá com um frasco de um perfume muito caro na época, chorando, ela começou a molhar os pés de Jesus com suas lágrimas e o ungiu com o perfume. No final do episódio, Jesus disse que os pecados daquela mulher haviam sido perdoados, simplesmente porque ela o amou muito, pois ela se doou para ele, enquanto os homens que o chamaram para jantar, não se importaram com ele.Pois ela chorou em seus pés, beijou os seus pés, se fez pequena e reconheceu seus pecados, deu tudo que tinha de melhor para Jesus. (Lucas 7: 36-50)

Quem é esse homem, que desafia e afunda os preconceitos e trata de maneira igualitária a todos sem distinção? Ele abalou os alicerces de toda a história, e proclamou o verdadeiro amor de Deus, além disso, foi um grande defensor das mulheres, deu um novo sentido às suas vidas, deu o devido valor à elas e inclusive operou milagres em suas vidas (Lucas 7: 11-17).

Se fosse contar todos os milagres e falar de tudo que Jesus fez pelas mulheres de seu tempo, ficaria aqui durante horas escrevendo as grandezas do mestre com as mulheres, mais do que isso, meu objetivo é relatar que há 2 mil anos átras, houve alguém que valorizou muito as mulheres, reconheceu a importância delas na sociedade e as incluiu como seres humanos em seu reino.


Hoje, no dia internacional da mulher, gostaria de agradecer à todas as mulheres da minha vida, em especial minha mãe, que é uma eterna lutadora, abdicou sempre de suas vontades e desejos, para nos dar o melhor que ela sempre pode dar, não só financeiramente quanto em outros aspectos, minhas irmãs, e a minha namorada Camila, que me deu o primeiro livro da coleção "O Mestre dos mestres", que como já disse em posts anteriores, me ajudou a ver a vida de outra maneira. Peço que Deus, me ilumine e me ajude a valorizar sempre essas mulheres, tão especiais em minha vida.

Lembre-se: Deus em sua personificação humana, valorizou as mulheres em um cenário tão adverso, valorize você também as mulheres de sua vida, dê a importância que elas merecem e as ampare em todos momentos que precisarem.



Fonte: infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário