sexta-feira, 11 de março de 2011

Pescadores de Homens

Hoje lendo o 5º livro da coleção "Análise da inteligência de Cristo" de Augusto Cury, me deparei com um assunto que me chamou muito a atenção. Primeiro por ser um assunto que envolve um mistério muito grande, talvez o maior mistério acerca da fé em Cristo e segundo pois é um assunto que por mais que anos tenham se passado, permanece aceso como castiçais acesos em uma escuridão sem fim.

Jesus Cristo quando chamou seus primeiros discipulos, Pedro e André, simplesmente disse a eles: "Segue-me e eu os farei pescadores de homens" (Mt 4:19), não disse nenhuma palavra a mais ou a menos, e os díscipulos o seguiram. Por que um homem, que não tinha uma aparência de rei, tinha a pele castigada pelo sol, suas mãos calejadas de tanto trabalhar com a madeira, não parecia demonstrar ser uma pessoa com prestígio social, chamou os discípulos com apenas algumas palavras e eles o seguiram? O que tinha de fascinante nesse homem? Por que os díscipulos não contestaram o chamado? Por que não se perguntaram acerca de sua vida social? e a família? os projetos para o futuro?

Os díscipulos abandonaram praticamente tudo. Pedro e André eram pescadores, e assim como a maioria dos judeus da época não tinham perspectivas de uma vida melhor em um tempo onde Israel vivia sobre o jugo árduo e pesado de Roma. Eram obrigados a pagar pesados impostos, viviam sobre o domínio de religiosos sem coração e nenhum escrúpulo, pessoas que detinham uma verdade, mas uma verdade falsa. Uma verdade que via os humanos apenas pela posição social, por sua aparência, não muito distante de hoje. A pessoa era medida por sua participação na sociedade, por ter bens, e por isso os judeus sofriam muito, pois não tinham como pensar grande, pensar em uma vida melhor. Consequentemente, se não tinham perspectivas para o futuro, sofriam injustos julgamentos na sociedade que viviam, eram pessoas amarguradas, sem sentido de vida, pessoas que viviam uma miséria não só social, mas também, emocional.

Quando Jesus chamou os díscipulos para ser "pescadores de homens", quis chamar aqueles jovens, sem nenhuma perspectiva de vida, com uma vida sem esperança, sem amor, sem misericórdia, para se doarem para os outros, para aprenderem a viver o amor, o perdão, a paciência, para abandonarem a competição que mata emocionalmente o ser humano, para abandonarem o egoísmo, enfim, para revelar ao ser humano o amor que o afastou de Deus. O plano transcedental de Jesus, o reino dos céus, é conquistado mediante a fé em Cristo, ou seja, ser como Cristo foi, ser espelho do mestre aqui na terra, espelho em amor, em perdão, em companheirismo, em olhar para o próximo, em se doar, em contemplar os belos vales da vida, e ao contrário do que muitos pensam, ele não é conquistado por uma simples religião criada para atender conveniências humanas e controlar fiéis.

O chamado de Jesus, é inexplicável, pois bilhões de pessoas, têm ouvido esse chamado desde que o mestre passou aqui na terra. Qual o mistério desse chamado? Por que um chamado inaudível para a maioria das pessoas é acatado por bilhões de pessoas no mundo?

Você tem sido um "verdadeiro pescador de homens"? têm mostrado o amor de Cristo? Você que ouviu esse chamado inaudível, o atendeu?Você abandonou a sua vida para viver Cristo em sua mais pura essência? Ou você tem negligenciado esse chamado de amor e paz, vivido passando por cima de outros, os julgando e sendo dono de suas próprias verdades como os fariseus? Pense Nisso! Vivendo realmente o que Jesus nos ensinou podemos transformar o mundo em lugar muito melhor.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ser um "pescador de homens" indo além da religião, significa dar o exemplo de ética, de verdade, de amor, de compaixão e humildade. As pessoas deveriam ter como verdadeiros exemplos aquelas pessoas comuns que todos os dias saem para trabalhar, honram sua palavra, não mal dizem o próximo pelo simples fato de ser mais rico ou mais pobre, que respeitam ao próximo e a si mesmo. Se as pessoas olhassem para os "bons exemplos" acredito que todos poderíamos estar mais perto de Deus.

    ResponderExcluir