sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vida Cristã é resumida em Humildade!

Hoje iremos abordar um dos temas mais importantes da vida cristã: Humildade. Por que humildade é um dos temas mais importantes da vida cristã? Porque humildade é todo o resumo da vida cristã. Amar o próximo como a si mesmo que é um dos maiores mandamentos deixados por Jesus (Marcos 12:31) é um ato de humildade, de ser humildade o suficiente para amar o próximo em qualquer circunstância, mesmo sabendo que o irmão irá falhar conosco, que irá nos decepcionar e que pode nos ferir profundamente. Assim como amar o inimigo e perdoá-lo (Lucas 6:35), uma coisa humanamente impossível, mas para o espírito santo nada é impossível! Quando o espírito habita em nós, o que é impossível, se torna possível.

Vamos falar de um episódio que retrata a humildade que Jesus disse que devemos ter em toda a nossa vida. Jesus estava ceiando com os díscipulos antes da festa da páscoa (João 13:1) e acabada a ceia, Jesus lava os pés de todos os seus díscipulos, os díscipulos se surpreendem com a atitude tomada pelo mestre e não entendem bem a mensagem que Jesus queria passar (João 13:6), mas Jesus mais uma vez quebra os paradigmas e diz que mesmo ele sendo mestre, lavou os pés dos díscipulos para que eles façam a mesma coisa com os seus irmãos, para que não haja distinção entre mestre e servos (João 13:14). Que mensagem surpreendente irmãos! O maior mestre que já existiu, lavando os pés dos díscipulos e se colocando como servo, e o que é mais surpreendente, lavando os pés de seus traidor, Judas Iscariotes. Uma atitude humanamente impossível, mas divinamente possível.

O que podemos tirar de aprendizado nessa palavra?

Quando Jesus lava os pés de seus discípulos e diz que eles devem fazer o mesmo com os outros, nos ensina que devemos nos colocar sempre como servos, devemos sempre ajudar as pessoas, mesmo que tenhamos que nos colocar por baixo, Jesus nos ensina que devemos servir para sermos servidos, não importando o status social de cada pessoa. Devemos servir à todos! A outra mensagem que tiramos dessa palavra é que devemos também servir os nossos inimigos. Quando Jesus lavou os pés de TODOS os seus díscipulos, inclusive de seu traidor, Judas Iscariotes. Jesus nos deu uma lição de como devemos agir para com os nossos inimigos, devemos servir, e deixar o sentimento humano de vingança de lado.

Portanto, quando tiver mágoas com alguma pessoa, quando sofrer alguma traição, ou até mesmo quando tiver que ajudar aquela pessoa que seja inferior a você com relação a algum status social ou hierárquico. Sirva! Ajude-a! Esteja com ela! O que é seu não está aqui, e sim no reino de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário